15 de fevereiro de 2010

HÁ ÉTICA NOS ANIMAIS?

Esta é um tipo de ética completamente natural e espontânea.
Vejamos alguns exemplos:
Como os peixes ao se sentirem ameaçados com a aproximação de outro, ele muda de cor, esta é uma forma de comunicação para que ele não seja agressivo; temos o caso das formigas, elas têm uma organização própria, sendo que cada uma tem o seu grupo e a sua função, onde elas trabalham armazenando alimentos durante as estações para sobreviverem no inverno; as abelhas também, cada uma com a sua função e todas respitando o espaço das outras, assim como os urubus...
Existem muitas histórias que revela o lado de "amizade", solidariedade do animal para como o homem, como no caso dos filmes "Flicka", Bom pra cachorro (Jolie)...

ÉTICA

Com o passar dos anos e as modificações ocorridas nos setores sociais, políticos e econômicos, fez-se necessários de termos uma ferramenta onde a qual nos serviria de subsídio para dar controle, organizações limites aos pressupostos que fazem parte de uma comunidade, onde existem os valores morais que deverão ser respeitados como perpetuados.
Mas, dentro desta ética foram observados comportamentos e atitudes éticas diferenciadas, apresentando duas formas.
Uma delas está voltada para a moral, fazendo com que o seu superego fale mais alto, o individualismo, a falta de sensibilidade, a intolerância chegam a ser tão grande que são indivíduos pela maioria das vezes não aceitos e rotulados pela sociedade, ou seja, visto como o falso moralista.
A ética moralista basea-se totalmente na razão, na lógica do bem-estar social, sendo que o maralista tem uma característica intolerante, sendo assim maquinista, identificando-se no certo e no errado, não se deixa evoluir, mesmo com novas aquisições de conhecimentos.
Já por outro lado, com uma grande fonte de amor, de espontaneidade, prevalece a ética espontânea, onde a razão é uma característica predominante.
Nesta, o indivíduo tem uma liberdade de expressão e atitudes, mas nunca esquecendo que faz parte de um sistema aberto de que o indivíduo age com uma consciência e inteligência de forma universal, tendo como bom resultado, a aceitação social que por sua vez possibilita harmonia, tolerância.confiança, ética dentre outros.
Tratando-se dos princípios e metodologias pedagógicas em ambas, veremos alguns pontos que as diferenciam:

MORALISTA ESSENCIAL
- Mecanista - Liberdade
- Coação - Valores endógenos
- Imposição - Razão
- Valores exógenos - Sistema aberto
- Regras morais - Aceitação social
- Tradicionalismo

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

MORALISTA ESSENCIAL
- Adestramento "Certo e errado" - Emocional
(recompensa e punição)
- Consciência moralista - Consciência universal
- Razão - Diálogo
- Punição divina - Método Socrático


-

PSICOPEDAGOGIA PARA MIM É...

Neste, serão depositados todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA como também tudo o que se relaciona com a educação, para que possamos trocar conhecimentos e experiências nesta área, dando assim nossa contribuição para a melhoria da EDUCAÇÃO NO BRASIL.
Aguardo postagens com suas opiniões e experiências, que assim possamos juntos(as) fazer a diferença na EDUCAÇÃO.